Santa Cruz do Monte Castelo PR
Até o ano de 1950, as terras em que hoje se localiza o Município de Santa Cruz do Monte Castelo, pertenciam ao Governo do Estado, e faziam parte do Município de Paranavaí, quando foram requeridas por Orlando Leite, Ernesto Brito Cavalcanti e Manoel Boaventura, os quais passaram a ser proprietários de extensa área na região.
Estes senhores, em 1951, venderam uma área a Júlio Mariucci, Antônio Cantizzani e Amador Coelho Aguiar, os quais formaram, desde logo, uma empresa imobiliária que passou a funcionar sob a denominação de Companhia Comercial e Colonizadora Santa Cruz, que demarcou e dividiu as terras de sua propriedade, em datas, sítios, chácaras e fazendas, colocando-as à venda.
Devido à exuberância das florestas, fertilidade das terras, amenidade do clima e abundância das nascentes de águas, houve afluência de grande número de interessados em adquirir terras, para dedicar-se à agricultura e à pecuária.
Assim, em dezembro de 1951, chegaram à localidade as famílias de Laurindo Madureira, João Mariucci, Lamartine Cunha e Lucas Ortega Peres, as quais construíram as primeiras casas de madeira, dando início à colonização do Povoado que foi denominado de Santa Cruz do Monte Castelo. A denominação do município foi idealizada pelo Sr. Júlio Mariucci, de origem italiana, um dos fundadores da cidade.
Em 1953, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativa e, em 1954, alcançou sua autonomia.
O seu nome originou-se da Companhia Imobiliária que operava na localidade, acrescido de Monte Castelo, local de acirrada luta dos pracinhas brasileiros na Itália durante a última conflagração mundial.
Gentílico: monte-castelense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Cruz do Monte Castelo, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Paranavaí. Sede no atual distrito de Santa Cruz do Monte Castelo ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-11-1955.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual n.º 7368, de 01-10-1980, é criado o distrito de Santa Esmeralda e anexado ao município de Santa Cruz do Monte Castelo.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983 (suplemento), o município é constituído de 2 distritos: Santa Cruz do Monte Castelo e Santa Esmeralda.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.
Fonte: IBGE
Voltar