Boa Vista do Buricá
Rio Grande do Sul - RS
O senhor Estanislau Onório da Silva, atribuiu esta denominação ao Sr. Jacob Schneider, um dos pioneiros e que falava em "cabeceiras" quando se referia à povoação do outro lado da coxilha, que separa ivagaci da atual sede municipal e atribui esta designação às cabeceiras do Lajeado Alpargatas.
Já o nome Buricá é oriundo do nome do rio que nasce no interior do Estado do Rio Grande do Sul, na região noroeste e corre na mesma direção, desaguando no Rio Uruguai. A origem do nome é tupi-guarani, pois: Buri = uma espécie de palmeira e Caã = mato. Assim juntando os dois significados, pode-se dizer que Buricá significa "mato de palmeiras". Há um fato, uma espécie comum, muito abundante, de palmeiras nesta região, conhecida por coqueiros.
Nos primeiros anos quando as matas eram derrubadas, o coqueiro era preservado por diversas razões: quando havia escassez de pasto para os animais, era cortada a copa de palmas e tratada; produz uma frutinha bastante apreciada pelos serelepes e, até mesmo, pelo próprio homem, além disso, seu tronco, por ser longo e fino, era escavado e servia de canal condutor de água.
Os primeiros colonizadores eram procedentes das Colônias Velhas, como Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Venâncio Aires que vinha aqui em busca de melhores lugares. Iniciada a colonização, levas de agricultores, todos de origem germânica, correram para adquirir terras aqui, pois já fizeram nome as terras que aqui existiam.
Muitos moradores das "terras vermelhas" - com ocorrência de muitas formigas - da colônia do Grande Santa Rosa, venderam tudo e aqui se estabeleceram nas "terras escuras". As "terras escuras" do Buricá eram procuradas em vista à incidência de muita formiga nas "terras vermelhas" o que garantiu um selo de qualidade para as terras boavistenses. As terras eram habitadas por bugres - tribos indígenas do Sul do Brasil, que cediam lugar, progressivamente, aos colonizadores, pois não eram proprietários.
Gentílico: boa-vistense
Fonte: IBGE
Voltar