Pinhal da Serra
Rio Grande do Sul - RS
A origem do povoado que resultou no município de Pinhal da Serra, remonta ao início do século. Segundo relato de antigos moradores, muitas famílias viviam nesta área desde muitos anos atrás quando ainda pertencia ao município de Vacaria.
Este nome teve como causa a grande quantidade de tocos, principalmente Guamirim Felpudo (árvore), que havia sido derrubado para limpar a área onde deveria ser formado o povoado.
Em 1920, os moradores do então São José dos Tocos, juntamente com moradores da Serra dos Gregórios, se uniram para construir uma capela em homenagem a São José. Em razão da construção da capela para São José, do desaparecimento dos tocos e da existência da grande quantidade de pinheiros nesta área, o povoado passou a ser chamado de São José dos Pinhais.
No dia 29 de novembro de 1938, a Capela São José passou a ser chamada de Pinhal da Serra. Com o crescimento da população, foi chamado de Vila Pinhal da Serra.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Pinhal da Serra, pela Lei Municipal n.º 6, de 19-05-1965, subordinado ao município de Esmeralda.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito figura no município de Esmeralda.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
Elevado à categoria de município com a denominação de Pinhal da Serra, pela Lei Estadual n.º 10.748, de 16-04-1996, desmembrado do município de Esmeralda. Constituído também com área do extinto distrito de Serra dos Gregórios do município de Esmeralda. Sede no antigo distrito de Pinhal da Serra. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-2001.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
Voltar