A história começa no ano de 1920, com a chegada de famílias luso-brasileiras que se instalaram no município, mas sabe-se que todo o município já estava sendo povoado por famílias denominadas caboclas.
Aos poucos, esses caboclos foram abandonando suas terras ou expulsos de suas propriedades para dar lugar aos novos colonizadores que começavam a chegar a este local.
Em meados de 1935, o lugar tornou-se conhecido quando foi concluído o estradão que ligou São Martinho, que era conhecido como Vila Nova da Serra a Boa Vista do Buricá.
Os primeiros imigrantes que aportaram a esta terra, eram, na sua maioria de origem germânica e a origem predominante de seus habitantes foi alemã.
Sua denominação atual originou-se do Padroeiro São Martinho.
Formação Administrativa
Distrito criado com denominação São Martinho, pela Lei Municipal n.º 466, de 25-12-1953, com território desmembrado do distrito de Campo Novo, subordinado ao município de Três Passos.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de São Martinho, figura no município de Três Passos.
Pela Lei Estadual n.º 3.721, de 17-02-1959, o distrito de São Martinho foi transferido do município de Três Passos, para constituir o novo município de Santo Augusto.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de São Martinho, figura no município de Santo Augusto.
Elevado à categoria de município com a denominação São Martinho, pela Lei Estadual n.º 4.618, de 27-11-1963, desmembrado dos municípios de Santa Augusto, Três de Maio, Humaitá e Campo Novo.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
Voltar