16/06/2016 18h15, atualizado em 16/06/2016 19h1916/06/2016 18h15Pirenópolis - GO
Prefeitura mantém compromissos importantes na semana do meio
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Pirenópolis (GO)
Foto: Artthur Abreu Equipe do Coletivo Jovem de Pirenópolis e da Secretaria do Meio Ambiente limpando a Beira Rio
"A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.” Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972"
A Prefeitura de Pirenópolis, através da Secretaria do Meio Ambiente trabalha com várias frentes para conseguir proteger o meio ambiente em Pirenópolis. A cidade possui grande potencial turístico no estado de Goiás, e se encontra localizada na base da Serra dos Pirineus. Na região existe uma unidade de conservação de proteção integral com grande diversidade de fauna e flora, típicas do Cerrado, o Parque Estadual da Serra dos Pirineus (PESP). Pode-se dizer que o Ecoturismo é atrativo ao ser humano por oferecer um contato mais íntimo com o ambiente menos antropizado. Assim, nesse seguimento, a sustentabilidade é um ponto que se apresenta como essencial, pois sem ela, o Ecoturismo se torna explorador de todos os recursos do ambiente, o qual, quando degradado, torna-se exatamente o problema que o Ecoturismo busca combater.
Atualmente os principais destinos ecoturísticos têm sido as Unidades de Conservação (UC), que no Brasil mantêm uma relação íntima com o Ecoturismo por serem áreas especialmente protegidas, destinadas primordialmente à conservação da natureza e ao uso sustentável dos recursos naturais. A atividade turística em UC, quando regulamentada e devidamente controlada, oferece um dos usos econômicos menos prejudiciais, funcionando como uma ferramenta que contribui para assegurar a proteção destas áreas.
O Secretário do Meio Ambiente Arthur Abreu diz que existem várias preocupações como por exemplo, com relação à especulação imobiliária na região dos Pireneus, o parcelamento ilegal, o desenvolvimento de atividades não sustentáveis e a expansão desordenada, que ameaçam a sustentabilidade da Serra dos Pireneus. “Houve um trabalho de formiguinha para deixarmos muitas coisas em harmonia, por exemplo, conseguimos lacrar 99% da rede clandestina de esgoto, que era um dos nossos grandes problemas. Fazemos mensalmente monitoramento e reflorestamento das nascentes. Seguimos atuando atentos às demandas de licenciamento e várias outras questões que dependem da nossa participação.”
Ações
Esta semana a Secretaria de Meio Ambiente e a Diretoria de Serviços Urbanos -DSU passaram toda a semana (de 5 à 10 de junho) limpando e revitalizando a Beira Rio. Foi construída uma nova ponte no encontro da passarela do Beira Rio com o córrego Pratinha e todos os passeios foram pintados. Segundo informações do Secretário Arthur Abreu , somente nos três primeiros dias desta semana foram retirados 11 caçambas de caminhões cheios de lixo que estavam nas margens da Beira Rio. Além desta ação, a equipe técnica da SMMA visita algumas escolas de Pirenópolis para informar aos alunos as ações realizadas pela SMMA.
O biólogo da SMMA, Pedro Morais fala para os alunos sobre a progressão no sistema da coleta seletiva, na importância em separar o lixo, no avanço do projeto do aterro sanitário e na regulamentação dos trabalhos dos Catadores Catapiri.
Foi lembrado também do compromisso da SMMA em bloquear 99% da rede de esgoto, e reflorestar as nascentes. Ao fim da palestra os alunos são levados até o aterro sanitário para conhecerem o trabalho dos catadores e de como o lixo é depositado no local. Os integrantes do movimento social Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Pirenópolis, José Mauro Goulão Mendonça e Tadeu Ribeiro da Costa, também participam da iniciativa da SMMA. A ocasião contou também com a colaboração dos alunos do primeiro período do curso de gastronomia da UEG.
Os futuros chefes ensinaram aos alunos nas escolas sobre a importância de reaproveitar alimentos que são jogados no lixo. Eles fizeram para degustação dos adolescentes e das crianças um bolo com casca de banana, torta salgada feita com talo de brócolis, de salsa e de couve, um delicioso doce da casca da melancia e um suco de melancia com maracujá. Por aqui a responsabilidade social se cumpre com muito respeito ao coletivo.
De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Pirenópolis, Goiás, possuia 23.006 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 10.43 e a área total do município era de 2205.008 km². Quem nasce em Pirenópolis é chamado de pirenopolino.
Você mora em Pirenópolis e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?