23/06/2016 14h41, atualizado em 23/06/2016 15h4423/06/2016 14h41Gaúcha Do Norte - MT
Palestra Antidrogas é ministrada para alunos de Gaúcha do Norte
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Gaúcha Do Norte (MT)
Foto: Cely Trevisan
Cerca de 670 alunos de Gaúcha do Norte lotaram o Plenário Senador Jonas Pinheiro da Câmara de Vereadores em palestra antidrogas realizada durante a sexta-feira (17). A ação esta inclusa na Campanha Internacional de Combate às Drogas desenvolvida durante o mês de junho e comemorada no próximo dia 26.
Crianças e adolescentes entre 08 e 17 anos de idade das escolas urbanas Bem-Me-Quer e Gervásio dos Santos Costa assistiram a palestra ministrada pelo psicólogo de Rondonópolis/MT, Leirson Fernando Vilalba da Silva mais conhecido como Fernandão que teve o devido cuidado de adaptar a fala de acordo com a faixa etária trabalhada em diferentes momentos.
Com o tema ‘Malefícios da Droga’, a palestra abordou as drogas lícitas e ilícitas entre as quais foram mencionadas o álcool, cigarro, maconha, cocaína, crack entre várias outras. Os efeitos, razões e consequências do uso de drogas, também foram repassadas às crianças e adolescentes.
A fala do palestrante sensibilizou e proporcionou ainda mais segurança com seu testemunho enquanto ex-usuário de drogas. “Nosso objetivo é trazer informações para que saiam daqui crianças e jovens conscientes e formadores de opinião em seus ambientes de convivência”, disse Fernandão.
Para a assistente social Joceli Friedrich, a palestra é uma maneira preventiva de trabalhar o tema. “Um dos maiores desafios está em conscientizar quanto aos prejuízos que esse “mau” pode causar, que além de prejudicar a saúde dos usuários são grandes colaboradores para o crescimento da criminalidade, acidentes e violência. Além do sofrimento dos dependentes, suas famílias também se tornam vítimas e sofrem as consequências”, disse.
A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social que contou com o apoio do CRAS (Casa das Famílias), do Padre Damião Avelino de Melo, do Conselho Tutelar, dos conselhos municipais Antidrogas e Segurança, das polícias Civil e Militar, das secretarias de Saúde e Educação e do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMPOD).
Os alunos das escolas rurais também devem receber ações da Campanha de Combate às Drogas.
Fernandão é ex-usuário, fez uso de entorpecentes entre seus 18 e 22 anos de idade, esta há 14 anos livre das drogas e abraça a Campanha de Combate às Drogas.
De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Gaúcha Do Norte, Mato Grosso, possuia 6.293 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 0.37 e a área total do município era de 16930.653 km². Quem nasce em Gaúcha Do Norte é chamado de gauchenses-do-norte.
Você mora em Gaúcha Do Norte e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?