12/11/2015 10h54, atualizado em 12/11/2015 11h5812/11/2015 10h54Rio De Janeiro - RJ
Prefeitura inaugura três reservatórios de águas pluviais e a nova Praça Niterói
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Rio De Janeiro (RJ)
Foto: J.P.Engelbrecht
O prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã deste domingo (25/10), os três reservatórios de águas pluviais da nova Praça Niterói, na Tijuca, que foi totalmente reformada. Os três "piscinões", como são popularmente conhecidos, têm altura de um prédio de oito andares e capacidade para armazenar 58 milhões de litros de água. A estrutura faz parte do Programa de Controle de Enchentes da Grande Tijuca, que contempla a construção de cinco reservatórios subterrâneos para acúmulo de água e o desvio do curso do Rio Joana.
Além dos reservatórios da Praça Niterói, a região já conta com o "piscinão" da Praça da Bandeira, entregue em dezembro de 2013. Em 2016 serão concluídas as obras do reservatório da Praça Varnhagen, quando também estará finalizada a intervenção no Rio Joana, cujo objetivo é fazer com que parte da água possua um deságue independente, diretamente na Baía de Guanabara, sem sobrecarregar o Canal do Mangue.
- É uma obra que a cidade demanda há muito tempo e, mais uma vez com inspiração olímpica, conseguimos trazer esse benefício para a população. Vamos enfrentar um verão com condições para não termos nenhuma grande cheia aqui – disse Paes, que lembrou o uso de vigas retiradas da Perimetral para compor a estrutura do reservatório e da praça.
A nova Praça Niterói, com 4.568 metros quadrados, foi totalmente reurbanizada e agora oferece uma Academia ao Ar Livre, um parque infantil, quadra polivalente, áreas para jogos de cartas e de ginástica e musculação, circuito de caminhada, minicampo para crianças e quatro jardins. A estrutura entre a praça e o piscinão recebeu o reforço de 58 vigas da Perimetral (elevado demolido pela Prefeitura na Região Portuária), levando a uma economia de R$ 20 milhões para os cofres públicos.
A construção dos "piscinões" foi a solução encontrada pela prefeitura para receber as águas das chuvas, servindo para amortecer os grandes volumes em momentos de pico. A água armazenada é liberada de forma controlada para os cursos d´água, impedindo a ocorrência de alagamentos. Os três reservatórios da Praça Niterói são interligados para que mantenham o mesmo nível de água.
- As obras do controle de enchentes da Grande Tijuca se constituem num dos maiores legados que a cidade receberá, em função da realização dos Jogos Olímpicos no Rio em 2016. Trata-se de um programa ambiental que vai acabar com as históricas inundações na região, uma reivindicação de décadas dos moradores da Tijuca e bairros adjacentes. São um exemplo em termos de preparação de uma cidade para que seja resiliente, capaz de enfrentar as adversidades - disse o secretário municipal de Saneamento e Recursos Hídricos, Pierre Batista.
Moradora de um prédio em frente à Praça Niterói há 35 anos, Viviane Amaral, 37, não escondeu a satisfação em ver tudo pronto:
- Todo dia era muito barulho e poeira mas, sem dúvida, era fundamental fazer uma obra para acabar com os alagamentos na região. Lembro das inundações aqui e via paus e outros objetos boiando na correnteza. Além do que foi feito para as chuvas, também teve a reforma dessa praça, que ficou linda, com muitas opções de lazer e esporte para os moradores.
O reservatório da Praça da Bandeira, com capacidade para 18 milhões de litros, foi inaugurado em dezembro de 2013 e atua de forma plena e satisfatória. A nova Praça da Bandeira, inaugurada em fevereiro deste ano, transformou-se em ponto de encontro dos moradores da região. O reservatório da Praça Varnhagen, que armazenará até 43 milhões de litros, está em construção e será concluído no segundo trimestre de 2016, assim como as obras de desvio do Rio Joana, que conta com o maior túnel de drenagem do país, com 2.400 metros, sendo 1.700 metros em rocha e 700 em solo.
De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, possuia 6.320.446 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 5.27 e a área total do município era de 1200.279 km². Quem nasce em Rio De Janeiro é chamado de carioca.
Você mora em Rio De Janeiro e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?